sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Reportagem Alimentação Escolar do Brejo é destaque nos Estados Unidos

Rádio Público Nacional NPR. Edição de domingo, 03 de Outubro de 2010. www.npr.org

http://www.npr.org/player/v2/mediaPlayer.html?action=1&t=1&islist=false&id=130277361&m=130302952

O legado de Lula aparece enquanto eleitores brasileiros ponderam os candidatos na hora de votar. A herdeira de Lula, Dilma Rousseff, é favorita para ganhar a eleição neste domingo. No Brasil, o povo está indo para as urnas para votar hoje para escolher, entre vários cargos, um novo presidente. O presidente atual, conhecido como Lula, é proibido concorrer para um terceiro mandato. A repórter Annie Murphy visitou uma pequena cidade, na região mais deprimida onde Lula nasceu, para saber o que o povo estava procurando no próximo líder.

Uma cidade com casas de alvenaria, cobertas de telha, uma serra com pouca vegetação, Brejo da Madre de Deus, ou Brejo, é onde até a poucos anos atrás, crianças como Michele Silva, estavam acostumadas comer a mesma coisa quase todos os dias na merenda escolar: arroz e feijão, só isso. Porque crianças eram de famílias que não tinham condições de comprar muito mais, verduras, frutas, leite e carne estavam praticamente ausentes das suas dietas. Hoje, estes adolescentes estão saboreando pratos de sopa, cheios de cenoura, cebola, repolho, jerimum e bife, a maioria de origem local. Há apenas uma década, 17 milhões de brasileiros estavam subnutridos; hoje aquele número foi reduzido para um terço, devido, em parte, das políticas do Presidente Lula, e dos agricultores familiares como Cícero Soares. A partir deste ano, todos os programas de alimentação escolar são obrigados a adquirir 30 % dos produtos de agricultores familiares locais, que implica que Cícero está bem ocupado no sítio dele. Pés de banana estão ao redor do roçado, com ramas de maracujá e uma bolada de macaxeira ao lado, tudo orgânico e devido ao programa governamental, tudo com mercado garantido. Cícero declara que a sua vida mudou muito, e os números são impressionantes. Ele ganha cerca de R$ 850 por mês. Há poucos anos, o salário mensal para agricultores familiares foi menos de R$ 170. José Jaelson é uma liderança no Sindicato dos Trabalhadores Rurais e declara que vendendo para a merenda escolar fez os preços ficar muito mais estável. Quando fazemos um contrato com o agricultor por seis a oito meses, ele já sabe qual vai ser o valor de seu produto. Ele não está plantando para descobrir mais tarde, que não há mercado para a colheita dele. Aproximadamente 20 % da população brasileira são rurais e em termos de desenvolvimento a vida no campo permanece mais atrasada do que na cidade, conforme diz o economista Marcelo Neves: “Uma vez alguém disse que o Brasil é como a Bel-Índia, uma mistura da Bélgica, um país pequeno, rico e desenvolvido no meio da Índia, um país grande e pobre. Há dois lados, uma contradição. Que implica que muitos brasileiros, especialmente em lugares como Brejo, não estão pensando em investimento estrangeiro quando votam, nem na compra de um carro, mas em quem irá ajudá-los conseguir as coisas básicas. A liderança sindical Jaelson fala “Quem mora na zona rural deverá ter acesso à internet, porque não?”Deveria ter acesso á telefone, água, saneamento, saúde pública. Jaelson estará votando no protegê de Lula, Dilma Rousseff, que Jaelson pensa tem mais condições para ajudar as pessoas que residem em áreas rurais esquecidas.

Todo mundo conhece a Tia Coca. Ela tem um restaurante dentro da casa dela, que enche todos os dias na hora do almoço. Hoje, os fregueses recebem carne de sol, queijo, acompanhado por uma salada, feijão de corda, jerimum e jarros de suco de goiaba. É tudo caseiro, econômico, orgânico e delicioso. Tia Coca acha que o novo programa de alimentação escolar é um grande passo para a comunidade inteira. “Ótima, tem muitas coisas que a gente nunca viu. Neste programa de alimentação escolar, temos morango, temos mel, todo tipo de verdura, carne. Isso é do primeiro mundo.” Como a maioria da população de Brejo, ela pretende votar em Dilma, na esperança que a Dilma possa assegurar os programas de consumo local e do desenvolvimento rural da região nordestina.

Para o programa noticiário do NPR, sou Ann Murphy em Brejo da Madre de Deus, Brasil.

Nenhum comentário: