terça-feira, 19 de junho de 2012

Gestão Ambiental de Aldeia


Para mim, Aldeia representa o bucólico, a parte do Recife que ainda tem jeito. Traz recordações da infância e adolescência, dos banhos nas quedas d´água quando fui escoteiro, dos passeios de bicicleta quando pedalava solitário, experimentando o contraste de sombra e sol, frescor e calor, nas curvas da estrada ladeada de matas ou de cana.

Desse tempo, me lembro do coentro e da alface que eu plantava na granja do meu pai, verduras que respondem rápido a quem deseja ver o verde crescer e colhê-lo em pouco tempo; dos pés de macaxeira rosa, arrancados da terra fofa, para depois quebrar a raiz com a mão e vender aos parentes, mercado cativo daquele sobrinho ou neto querido. Mas também recordo dos bichos-preguiça que surgiam do mato e das raposas reconhecidas pelo cheiro, que não se deixavam chegar perto.

Pois no Dia do Meio Ambiente, a convite do Fórum Socioambiental de Aldeia, tive a oportunidade de fazer palestra sobre este espaço que me marcou. Mas não falei sobre as lembranças pessoais e, sim, sobre uma possível gestão ambiental equilibrada, indispensável para que sua unidade, enquanto paisagem e destino privilegiado de se viver, continue existindo. 

Sabendo que, em princípio, os anfitriões eram mais conhecedores do que eu - não morador da área - sobre os problemas e virtudes dessa zona que envolve parte ou o todo de sete municípios, resolvi apenas ser facilitador de reflexões, em uma espécie de oficina relâmpago, de duas horas, para que apresentassem percepções, convicções e dúvidas, na expectativa de se construir um quadro orientador de ações futuras. Se não isso, pelo menos que contribuísse para tal.

Estimulei então que o grupo presente exercitasse apresentar as possíveis visões do território pelos diferentes atores sociais e políticos que atuam sobre ele, e daí buscasse entender os interesses, por vezes conflitantes, sobre a região. Para isso, foi preciso que os participantes se assumissem na pele de cada segmento, evitando contaminar essa percepção com a sua própria, dando uma chance para reconhecer valores e interesses de outros, que não coincidem necessariamente com os seus, mas que não podem ser ignorados, por efetivamente fazerem parte do jogo da gestão.

Assim, neste rico exercício, pudemos identificar aquilo que seria a visão diferenciada do governo estadual, das prefeituras municipais, dos empresários, dos moradores de baixa renda e de classe média, dos ambientalistas e até da criminalidade.

Na perspectiva da visão do governo estadual, entendeu-se que seu entendimento ainda não é sistêmico, enxergando-se contradições entre o discurso conservacionista relacionado à Área de Proteção Ambiental (APA) de Aldeia e as iniciativas do anel viário e do presídio. Por parte dos governos municipais, o entendimento é que as prefeituras não se motivam a ter uma visão diferenciada para este território, a articular soluções integradas com as demais prefeituras e com o governo estadual. Elas, no máximo, atendem a insistentes demandas de moradores em sua jurisdição. Talvez porque Aldeia, como região de fronteiras municipais, represente espacialmente a franja ou borda de alguns desses municípios.

Foi explicitada também uma ambivalência do setor empresarial, em que alguns apostam na manutenção da paisagem para o turismo sustentável, enquanto outros usam a imagem de natureza para vender as terras parceladas por empreendimentos imobiliários nem sempre compromissados com a preservação.

Enquanto isso, os moradores, pelo menos aqueles de classe média, optam por Aldeia atraídos pela liberdade de espaço, pelo clima e pela tranquilidade. Mas, na percepção dos presentes, muitos deles apenas idealizam um novo modo de viver, trazendo consigo, no entanto, os hábitos de consumo e de agitação da metrópole, induzindo inconscientemente a mudança do perfil da área.  Já os de baixa renda buscam Aldeia como chance de emprego e de ocupação de pequenos terrenos para moradia, escassos onde moravam, não enxergando as matas com interesse, a não ser como oportunidade de lenha e madeira.

E os ambientalistas, o que esperam de Aldeia? Consideram-na o seu ponto de fuga, a possibilidade de viver os próprios conceitos. Ainda encontram belos espaços de floresta e água, esconderijos do silêncio e oportunidades de se manter em uma economia paralela à de consumo, a da arte, da formação pessoal e do exercício espiritual. Mas, aos poucos, se sentem encurralados pelos sons eletrônicos das multiplicadas casas de festejos, pelos novos parcelamentos do solo e eventuais assaltos.

Ainda bem que Aldeia não é o lugar ideal para a criminalidade, personificada naqueles a quem chamei na ocasião de almas sebosas. Embora existam algumas oportunidades, ainda é mais fácil atuar em áreas urbanas, usando essa região mais como rota de fuga.

Nas múltiplas visões, sente-se claramente uma diferença entre as dos governos e da sociedade. Em princípio, isso não deveria acontecer, uma vez que em uma democracia os governos foram feitos para o povo e pelo povo, portanto, com interesses coincidentes. Porém é possível entender a discrepância de olhares em relação à gestão ambiental do território. 

O cidadão enxerga primeiramente os problemas ambientais locais, à sua porta ou no seu entorno. Só quando busca solucionar esses conflitos e se associa a vizinhos, descobre que a questão é mais ampla e reconhece que a problemática é, no mínimo, regional, o que lhe exige se associar em grupos organizados e buscar influenciar as políticas públicas. Ou seja, o olhar pela sociedade é do micro para o macro, na perspectiva de se atingir uma gestão ambiental que atenda à coletividade.

Já os governos enxergam as mesmas questões a partir do macro, reconhecendo que é preciso compreender as grandes questões para então formular políticas públicas, que depois permitam a definição de diretrizes governamentais e a elaboração de programas (incluindo orçamento), que possam viabilizar projetos locais. Esses, sim, de interesse final do cidadão. Mas é certo que, muitas vezes, esse laborioso e longo processo se perde no meio do caminho e o discurso das autoridades se dissolvem nas entranhas da máquina pública ou desaparecem quando acabam os seus mandatos.

Portanto, o grande desafio da gestão do interesse público, e nele se inclui a gestão ambiental, é de os governos enxergarem no seu fazer a necessidade local e os grupos sociais organizados enxergarem a política pública como essencial para gerar mudanças locais permanentes e sustentáveis.

Nesse contexto, se apresenta a Área de Proteção Ambiental (APA) de Aldeia, recém-criada pelo Governo do Estado por demanda do Fórum Socioambiental de Aldeia, como excelente oportunidade da gestão ambiental compartilhada. Mas esse assunto fica para outra crônica.

( Ricardo Braga)
RICARDO BRAGA é ambientalista, professor da UFPE e ex-secretário executivo de Meio Ambiente de Pernambuco

Nenhum comentário: