segunda-feira, 22 de março de 2010

Semana da Água no Capibaribe


COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CAPIBARIBE

(COBH–Capibaribe)

Informe nº.39 – 20 de março de 2010

Semana da Água no Capibaribe

Programação do Dia da Água (segunda feira, 22 de março)

· Pólos de comemoração (9 às 12 horas)

Realização de eventos simultâneos em seis pólos, distribuídos no Alto, Médio e Baixo Capibaribe, nos municípios de:

Santa Cruz do Capibaribe – Escola Estadual Pe. Zuzinha

Limoeiro - Praça da Bandeira

Paudalho - Salão de Festas do Parque de Eventos Beira Rio

Vitória de Santo Antão – Praça Poliesportiva do Alto da BelaVista

Camaragibe – Rua Belmino Correia, na entrada da cidade

Recife - Rua da Aurora, próximo à ponte Limoeiro

Construção de painéis coletivos em parede, com o tema: sonhos e realidades sobre o rio Capibaribe

Apresentações artísticas e mobilizações festivas, com participação de associações, escolas, órgãos públicos, empresas e população em geral

Falas de apoio por autoridades públicas e lideranças da sociedade civil, comassinatura do Termo de Adesão ao Capibaribe

· Como está a água do rio? (8 às 10 horas)

Avaliação participativa da qualidade da água na bacia do rio Capibaribe, por alunos de escolas públicas e privadas locais.

As coletas e análises serão realizadas em 10 estações de amostragem, em trechos dos municípios de: Santa Cruz do Capibaribe, Limoeiro, Paudalho, Vitória de Santo Antão e Recife.

· Lançamento do mascote do Capibaribe (10 horas)

Apresentação do boneco Capivara, guardião da águas, que será lançado como o mascote do rio Capibaribe no Pólo da rua da Aurora, em Recife.

Lançamento de livro (quinta feira, dia 25 às 19 horas)

Lançamento do livro "Um rio de Gente". Fruto da pesquisa sobre "Histórias, Causos e Lendas de um Rio" retratando o olhar ribeirinho sobre o Capibaribe. O lançamento será no MAMAM, na rua da Aurora, em Recife. Na ocasião, serão disponibilizados 300 exemplares para distribuição. A coordenação foi de Alexandre Ramos, o texto de Inácio França e as fotos de Tuca Siqueira.

Culminância (terça feira, dia 30 de março, das 9 às 12 horas)

· Realização de Assembléia Geral Aberta do COBH Capibaribe

Local: Auditório do Senai, 1º andar da Casa da Indústria, na esquina da Av. Norte com a Cruz Cabugá, em Recife

Participantes:

Membros do COBH Capibaribe, autoridades, imprensa e convidados

Programação:

9:00 h – abertura

9:30 h – apresentação e discussão sobre os resultados da avaliação participativa da qualidade da água na bacia do Capibaribe

10:00 h - apresentação dos sonhos e realidades sobre o Capibaribe,produzidos em painéis coletivos nos seis pólos de mobilização no Dia da Água (em banners e projeção de imagens)

10:30 h - Assinatura de Termos de Adesão ao Capibaribe – por representantes legais de instituições presentes ao evento

11:00 h - Anúncio das entidades que assinaram o Termo de Adesãodurante a Semana da Água

12:00 h – Encerramento do evento

Outras atividades na semana

Muitas outras atividades estarão ocorrendo na bacia do capibaribe durante a semana, promovidas por prefeituras, escolas e organizações não governamentais, muitas delas são membros do COBH Capibaribe.

Debate promovido pela ABRH

A Associação Brasileira de Recursos Hídricos está promovendo um debate sobre o tema: Pernambuco das águas limpas, por que não? O evento será nesta segunda feira, dia 22 de março, às 18 horas, no auditório da Escola Politécnica da UPE. Estarão na mesa de debate Ricardo Braga (presidente do COBH Capibaribe), Carlos Motta Nunes (da Agência Nacional de Águas) e Keyla Pereira Santos (da Compesa).

Entrevista no Globo Comunidade

Neste domingo, dia 21, o programa Globo Comunidade, da TV Globo, foi sobre o Dia Mundial da Água. O programa contou com a presença de Ricardo Braga (Presidente do COBH Capibaribe), Marcelo Asfora (Gerente de Planejamento da SRH) e Sérgio Torres (Diretor da Compesa). Será providenciada uma cópia do programa, para disponibilização aos interessados.

Ricardo Braga (UFPE) – Presidente

Diogo Falcão (Paudalho) - Vice-presidente

Fernando Pinheiro (Simpepe) - Secretário Executivo

Nenhum comentário: