domingo, 14 de março de 2010

PEGA DE BOI






A Vila Augusto realizou nestes dias 13 e 14 de março mais uma tradicional “Pega de Boi” e Missa do Vaqueiro. O evento teve a realização de Leonardo Aboiador e contou com o apoio de empresários da região. Houve a presença maciça de vaqueiros das redondezas e de outros estados da federação, o espetáculo que abrilhantou a festa da vaquerama e simpatizantes foi animado por Nico Batista, Bidinga e outras atrações.

A pega de boi é uma cultura originada da pecuária, economia introduzida pelos descendentes dos europeus que, juntamente com o catolicismo faz parte da História da Cultura Pernambucana. Descrita por Euclides da Cunha em seu livro clássico “Os Sertões” como: ("vaquejada", trabalho consistindo essencialmente no reunir, e discriminar depois, os gados de diferentes fazendas convizinhas, que por ali vivem em comum, de mistura, em um compáscuo único e enorme, sem cercas e sem valos.) a pega de boi hoje é um esporte que atrai pessoas de todas as idades inclusive mulheres e mantém viva uma tradição que há séculos diverte os nordestinos fazendo a alegria de muita gente.

Embora vivamos uma época em que as modernizações se intensificam e atinge todas as culturas e classes sociais, é possível juntar o moderno com o cultural sem que a cultura perca a sua essência, em uma pega de boi as modernas motocicletas dividem espaços com os cavalos, aboiadores entoam suas canções em trios elétricos ou potentes amplificadores, todos em harmonia sem discriminação provando que o velho pode conviver com o novo sem se agredirem.

Um comentário:

Unknown disse...

adorei esse blog da escola são domingos parabéns vocês da equipe gestora por saber educar os alunos e amostra eses trabalhos de vcs fica na paz