segunda-feira, 28 de março de 2011

Informe 54 COBH Capibaribe‏


COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CAPIBARIBE

(COBH–Capibaribe)

Informe nº.54 – 27 de março de 2011

COBH faz nova assembléia dia 30, quarta-feira

Assembléia é aberta a todos os interessados

Nesta quarta-feira pela manhã faremos a XVII Assembléia Ordinária do COBH Capibaribe, no sétimo andar do Edifício Sede do SESI/FIEPE, em Recife. Como sempre, nossas reuniões são dinâmicas e abertas ao público interessado, sendo importante que cada conselheiro convide a participar pessoas que estejam envolvidas ou colaborando com o COBH em alguma atividade, ou que tenham um potencial de interagir com o comitê em ações futuras. Assim, ampliamos a capilaridade e reforçamos a nossa capacidade mobilizadora na bacia do Capibaribe.

Barragem de Carpina testa comportas

Com a proximidade do período de chuvas a COMPESA estará realizando testes nas comportas da barragem de Carpina, no dia 29 de março (terça feira) a partir das 10:00h. Comunicamos aos membros do COBH e solicitamos que informem a todos os possíveis interessados, particularmente à comunidade dos pescadores que utilizam o reservatório. A informação foi fornecida pela Dra Lorenzza, gerente de operações e representante da SRHE no COBH.

Secretário de Meio Ambiente participa da Assembléia

O Secretário de Meio Ambiente do Recife, Roberto Arrais, participa da reunião fazendo uma apresentação sobre o processo de criação e implantação do Parque Natural Municipal dos Manguezais. Há algum tempo que esperamos os desdobramentos necessários para que o Parque se viabilize, tendo o COBH se posicionado a respeito por diversas vezes. Agora precisamos saber do secretário, o que de fato a prefeitura está fazendo para a implantação desta Unidade de Conservação, uma vez que ela já está criada por decreto, faltando que se transforme em realidade no campo.

Câmara Técnica apresenta resultados na reunião de quarta

A Câmara Técnica de Enquadramento e Cobrança fará um relato sobre a elaboração da proposta preliminar de enquadramento dos corpos de água na bacia do Capibaribe. Esta atividade foi apoiada por uma consultoria especializada e solicitada pela Secretaria de Recursos Hídricos, dando seqüência ao Plano Hidroambiental da Bacia do Capibaribe.

Semana da Água terá relato na Assembléia

A Comissão Organizadora da Semana da Água na Bacia do Capibaribe fará um relato do que aconteceu nas escolas apoiadas pelo COBH Capibaribe, de 20 a 26 de março. Professores dessas escolas estão convidados a participar. Foram doze escolas públicas e privadas, localizadas no Alto, Médio e Baixo Capibaribe. A programação foi divulgada no Informe anterior.

Eleições à vista

Neste ano teremos a eleição da nova Diretoria do COBH Capibaribe, prevista para a XVIII Assembléia Ordinária, e a eleição dos novos membros, que deverá acontecer no final do ano. Por isso, será necessária a escolha de Comissão Eleitoral para organizar e promover as eleições no comitê. O assunto está em pauta.

Cordialmente,

Ricardo Braga (UFPE) – Presidente

Diogo Falcão (Paudalho) - Vice-presidente

Nenhum comentário: