sexta-feira, 20 de abril de 2012

RECEITA DE SABÃO CASEIRO

Apresentamos para os interessados receita do sabão ecológico que será produzido na Feira do Verde em Brejo da Madre de Deus, pelos integrantes do Grêmio da Escola municipal São Domingos.

Aprender como fazer sabão utilizando apenas óleo de cozinha não é difícil.

Fazendo isto – produzindo e usando o sabão reciclado – você irá economizar dinheiro e proteger a natureza deste lixo que normalmente jogamos nela.
Bem, vamos as receitas de sabão artesanal, preste muita atenção, pois assim você aprenderá direitinho como fazer sabão em casa .

1* Receita de sabão com óleo de cozinha:
Não esqueça de filtrar o óleo de fritura, deixando sem resíduo algum (pode ser usado filtro de café, é demorado mas garante uma boa qualidade).Tudo deve ser feito em um recipiente de plástico e manipulado com objetos de plásticos.

Você vai precisar:
- 500ml de óleo
- 100g de soda cáustica
- 100ml de água
- 30ml de detergente

Obs. O detergente e adicionado apenas para produzir uma maior quantidade de espuma, o que de fato produz o sabão é a soda cáustica que deve ser diluida na mesma proporção em água ou seja, para cada quilo de soda cáustica um litro de água, e, o óleo juntamente com o desinfetante que vai dar um aroma mais agradável ao sabão. Portanto se não entrar detergente na fórmula haverá pouca diferença no resultado final.

Havendo a necessidade de se produzir uma quantidade maior da sabão é só aumentar os ingredientes na mesma proporção. 

Um comentário:

Anônimo disse...

A maioria das receitas de sabão caseiro não recomenda o uso do óleo de fritura de peixe, por causa do odor forte. Para reaproveitar, também, este resíduo, que geralmente vai para o lixo, pode-se preparar sabão caseiro, com a infusão de casca de limão.
A receitinha:

Coe o óleo da fritura de peixe, duas vezes, em filtro de papel, à temperatura ambiente.
Faça uma infusão da casca de 2 limões em 1 litro de água (de preferência, destilada) durante 10 minutos, e filtre-a, ainda quente.
Em um balde plástico de 10 litros, coloque 1Kg de hidróxido de sódio (ou soda cáustica ) e adicione a infusão de casca de limão, ainda quente, cuidadosamente, mexendo para que fique homogênea. (Proteja os olhos e as mãos)
Em seguida, acrescente 5 litros do óleo de fritura, e misture durante 5 minutos.
Para diminuir o pH do produto, adicione 1 litro de ácido clorídrico (ou ácido muriático) e mexa por mais 20 minutos.
Transfira a mistura para uma forma e deixe descansar por 3 dias.
Desenforme o sabão e corte-o em pedaços.
Com a utilização da infusão de casca de limão, o odor característico de peixe desaparece, no processo de fabricação do sabão. O uso de ácido clorídrico deixa um aspecto brilhante e o pH dentro das normas.



Uma leitora pediu-me uma orientação sobre como fazer sabão caseiro, com óleo de fritura de peixe, pois tem vários litros deste resíduo armazenado em casa. Bem, trago algumas dicas para retirar o odor de pescado e o reaproveitamento do óleo desta fritura. Ao final, uma receitinha de sabão feito com ele.

Como tirar o odor de peixe do óleo

Primeiramente, passe o óleo da fritura de peixe por um filtro de papel, para reter as impurezas. Depois, experimente uma destas dicas para tirar o odor de pescado:

rodelas de batata – Coloque algumas delas, descascadas, dentro de um recipiente com o óleo da fritura, já coado, para absorver todo o odor de peixe.
gengibre- Aqueça o óleo de fritura de peixe, coado, em uma panela. Coloque um pedaço de gengibre para cada xícara de óleo de cozinha no óleo aquecido e deixe de molho por 15 minutos. Retire o gengibre. O óleo estará livre do odor de peixe.
limão- Em uma panela, pingue algumas gotas de limão no óleo de fritura de peixe e deixe esquentar um pouco. O óleo não ficará com cheiro e nem com gosto de peixe.
Após retirar o cheiro de peixe, guarde o óleo em frasco de vidro e ao abrigo da luz, para reutilizá-lo, depois, na produção de sabão.