quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Intercâmbio da Agroecológica - Cariri PB para Brejo M Deus PE




A Associação dos Produtores Orgânicos Terra Fértil de Brejo da Madre de Deus é referência dentro e fora do Estado de Pernambuco na produção orgânica (agroecológica). É assessorada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais, o IPA Instituto Agronômico de Pernambuco e a Secretaria da Agricultura.

Nos dias 13 e 14 de Setembro, a Associação Terra Fértil recebeu um Intercâmbio de 14 pessoas entre agricultores e técnicos, organizado pela Associação Menonita de Assistência Social AMAS-NE do Cariri Paraibano, parceiro do Projeto Dom Hélder Câmara PDHC (apoiado pelo MDA) a fim de conhecer a Produção de Hortaliças Agroecológicas desenvolvida pelos produtores da Terra Fértil. Ontem a noite a parte teórica foi realizada no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais pela técnica Beth, acompanhado pelos agricultores Maurício Batista (Amaro), Domingos Oliveira (Escorrego) e Cícero Alexandre (Jaracatiá / Xéu).

Hoje pela manhã os visitantes conheceram a produção de uma grande variedade de hortaliças e frutas: morango, chuchu, maracujá, alface, coentro, cebolinha, cebola, salsa, brócolis, espinafre, rúcula, quiabo, cenoura, beterraba, pimentão e tomate, praticada pelos produtores Maurício Batista e José de Assis Batista (do Sítio Amaro) e Domingos Oliveira (do Sítio Escorrego). A avaliação é que o Intercâmbio foi um sucesso, com muito troca de informações / experiências entre os participantes. Devido a qualidade das experiências desenvolvidas pelos produtores, a Associação Terra Fértil receberá um segundo intercâmbio com 28 participantes do Cariri Paraibano nos dias 27 e 28 de Setembro. Seguem anexadas 8 fotos do intercâmbio. A hospedagem foi realizada na Pousada Madre de Deus, com a alimentação sendo realizada no Restaurante Vista da Serra. O transporte de Toyota para o Sítio Amaro foi pelo Sr. Everaldo, Secretário de Política Agrícola do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brejo da Madre de Deus.


(Geovani Barbosa)

Nenhum comentário: