segunda-feira, 13 de junho de 2011

FESTAS JUNINA


O mês de Junho é caracterizado por danças, comidas típicas, bandeirinhas, além das peculiaridades de cada região. É a festa junina, que se inicia no dia 12 de Junho, véspera do Dia de Santo Antônio e encerra no dia 29, dia de São Pedro. O ponto mais elevado da festa ocorre entre os dias 23 e 24, o Dia de São João. Durante os festejos acontecem as quadrilhas, os forrós, leilões, bingos e os casamentos caipiras.

As festas juninas são um agradecimento ao período de chuvas e colheita de milho e feijão, principais produtos da agricultura  de subsistência dos sertanejos nordestinos, aos artigos da culinária somam-se também o artesanato de couro advindo da pecuária, e, artesanato de palha oriundo das tradições indígenas, a estas tradições soma-se alguns elementos da cultura européia a exemplo das danças e músicas.

O São João como é conhecido o ciclo junino é um momento para os nordestinos apresentarem seus costumes suas crenças  e, sobretudo se socializarem através dessa festa que mantém a tradição através dos séculos, por isso, quadrilha e forró são foguedos que dão um brilho todo especial ao nordeste que vibra de alegria queimando as suas fogueiras e seus fogos de artifícios.

Nenhum comentário: