DESFILE CÍVICO ( 19 de setembro de 2010 )
Escola Municipal São Domingos
Diretora - Maria Roseane do Nascimento Barboza Tenório
Diretor Adjunto – Lenildo José de Araujo
Secretária - Sandra Valéria Soares de Lima
Coordenadores - Maria Gorete Cordeiro Gomes e - Mercedônio Barboza de Lima
Auxiliar de Disciplina: Liris Castelane de Ávela Melo
A Escola Municipal São Domingos funciona nos três turnos com Ensino Fundamental, anos iniciais e anos finais, com um total de 1.650 alunos, 35 funcionários administrativos e 53 professores.
No intuito de minimizar o grande problema de degradação do meio ambiente a escola desfila com o tema: São Domingos em defesa do meio ambiente, conscientizando a população de que ainda é possível termos um ambiente saudável, mantendo-se informados sobre as novas tecnologias e procurando tirar o melhor proveito das mesmas para proteger o ambiente em que vivemos. A escola também pretende facilitar o entendimento de toda comunidade escolar da grande importância de ser participante no processo de conservação da natureza.
1. Nome da Escola. (Professores: João Quirino, Zenildo, Fernando)
2. Tema do desfile - São Domingos em defesa do meio ambiente. ( Professoras: Silvana e Maria José)
3. Maquete da escola. ( Professores : Paulo Roberto, Simone, Jeane )
- Criando espaços com qualidade
- Palestra sobre o meio ambiente
- Aula de cidadania
- Palestra sobre o combate às drogas
- Comemoração do dia das mães
- Comemoração junina
- Combate a exploração sexual
- Comemoração do dia dos pais
- Gincana Estudantil
- Comemoração folclórica
- Palestra motivacional para funcionários
- Capacitação de professores
- Grêmio Estudantil
- Trabalhos de Arte
4. Pelotões das bandeiras - Brasil - Pernambuco - Brejo da Madre de Deus ( Professores: Zenildo , João Quirino, Fernando )
Tipos de vegetação:
5. Caatinga. ( Milena, Alcione, Rute )
Principais personagens : Lampião e Maria bonita
6. Mata do Bituri (Professores: Manoel, Gabriela , Eliane )
7. Rio Capibaribe ( Professoras: Carla Patrícia, Flávia, Fátima Diniz)
- Nossa realidade
- Destruição de áreas florestais
- poluição do leito
- construções nas margens
- despejo de esgotos
- Rio Capibaribe das águas limpas por que não?
- Não polua, preserve, conscientize
- Recuperação e conservação do rio uma visão futura.
- paisagem do Rio Capibaribe
8. Principais afluentes ( professores : Sivanildo Ana Carla e Geovane)
9. Recuperação da Mata Ciliar ( professores: Marcelo Evaristo, Marcelo Bezerra, Liris)
10. Reservatórios naturais de água: ( professores: Juliana e Silvano)
- Riacho curtume
- Olho da água do Pícaro
- Rio Capibaribe
- lagoa de Pedra
- Poço Fundo
- Poço do Mufango
- Riacho Tabocas
11. Reservatórios artificiais de água: ( professores: Juliana e Silvano)
- Barragem Santana
- Barragem do Oitis
- Açude do Machado
- Açude Poço Fundo
- Barragem Tabocas
12. Contribua com o meio ambiente: ( professores: Eduardo, Elisângela , Cosma)
- Evitando desperdício de água
- Destinando corretamente o lixo
- Evitando desperdício de energia
13. Tempo de decomposição de resíduos na natureza. ( professores: Rita, Misiària, Jobson)
- Casca de frutas - de 1 a 3 meses
- papel - de 3 a 6 meses
- pano - de 6 meses a 1 ano
- Chiclete - 5 anos
- Filtro de cigarro - de 5 a 10 anos
- Sacos plásticos - de 30 a 40 anos
- Latas de alumínio - 200 anos
- Plásticos - 450 anos
- Fraldas - 600 anos
- Pneu - tempo indeterminado
- Garrafa pet - tempo indeterminado
- Vidro - 1 milhão de anos
14. Reciclagem. ( professores: Ana Paula , Lourdes, Adnalva, Vitalino )
Hoje há uma preocupação mundial com a questão do lixo quando sabemos que podemos transformar esse lixo em obras de arte.
- Almofada de retalhos de cetim e chifron
- Bandeja de livros velhos
- Baú de livros velhos
15. Animais em extinção: ( professores:Adnise, Rosineide, Neto )
Raposa – sagüim - tatu – lobo guará - cobra preta – camaleão -
Cobra – coral - jararaca - Canção - concriz - gavião - sabiá
16. Pássaros em extinção. Professoras: Mana , Luciene, Madeline, vanderlânia)
- Salta caminho - cardeal - concriz - urubu - golado - juruti - pintor - Estevão - sabiá - pintassilgo - lavandeira - concriz - azulão
17. Peixes em extinção. ( Professoras: Mana , Luciene, Vanderlânia, Madeline)
- Camarão - tilapia - jundiá - tucunaré - traíra - caritó - carpa - piaba.
18. Utilização de recursos naturais. (Professor: Paulo Ferreira)
19. A agricultura.
O Brejo da Madre de Deus tem o seu município dividido em dois tipos de clima: o da caatinga onde predomina a apicultura, criação de gado bovino e caprino e o cultivo de legumes nas várzeas e margens dos riachos; o brejo de altitude onde se produz frutas legumes e verduras.
A produção da agricultura familiar está sendo largamente empregada na merenda escolar, fato esse noticiado em jornais de circulação nacional.
Professores: Rominick, Ronaldo , Luciano)
- A agricultura ao longo da história de Brejo da Madre de Deus.
- Cana de açúcar primeiro produto agrícola do município.
- cenoura - beterraba - milho - feijão - maxixe - quiabo - melancia - jerimum
20. Apicultura. ( professores: Marilice, Josinaldo, Pat´ricia e Marta )
- abelhas – polinizadoras do desenvolvimento sustentável .
- As abelhas contribuem para o equilíbrio da biodiversidade.
- os principais produtos comercializados na apicultura são: mel , alimentos, remédio caseiro , cera, fabricação de velas, cosméticos, geléia real, alimento , própolis, antibiótico, analgésicos, antissépticos
- Fazenda Baraúna .
_ Brejo da Madre de Deus segue um modelo de sustentabilidade baseado na economia , meio ambiente e qualidade de vida.
21. Relevo . professores: Sandra, Natália e Ana Cecília)
22. Frase de encerramento. Professores ( Marcos Elson, Núbio)
Nenhum comentário:
Postar um comentário