terça-feira, 24 de abril de 2012

CARTÓRIOS PERNAMBUCANOS ATENDERÃO NO FERIADO

Para atender a crescente demanda de eleitores que deixaram para tirar ou transferir o título na última hora, o serviço eleitoral será ampliado. Haverá atendimento no feriado nacional de primeiro de maio e no último final de semana antes do término do prazo, que é nove de maio. No feriado e nos dias 5 e 6 de maio, sábado e domingo respectivamente, o atendimento será pela manhã. Para maiores esclarecimentos entre em contato com o fórum eleitoral de sua cidade.
Evite filas extensas e procure o serviço eleitoral o mais breve possível.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

A Escola Municipal São Domingos Apresenta:

VIDA E OBRA DE LUIZ GONZAGA

Luiz Gonzaga é um mestre da música. Foi ele quem abriu as portas da música nordestina para o centro-sul do país. Estilizou e recriou a riqueza musical nordestina e popularizou gêneros regionais, como toada, aboio, xote, chamego e xaxado. Na década de 1940, com o rádio como principal meio de difusão cultural do país, a música de Gonzaga virou um fenômeno em todo o Brasil.Sua obra é marcada pela inventividade, originalidade e qualidade do repertório. Asa branca, por exemplo, é ainda hoje cantada em todos os cantos do país, fazendo parte do imaginário popular. Luiz Gonzaga teve parceiros brilhantes, como Zé Dantas e Humberto Teixeira. A sua tão popular sanfona passou a ser um instrumento constante do repertório da música brasileira. O conjunto da obra de Gonzaga influenciou artistas como Geraldo Vandré, Gilberto Gil, Dominguinhos, entre outros. Chegou a ser renegado pela elite cultural do país, mas logo ganhou reconhecimento e devidas homenagens pela sua contribuição à cultura brasileira. Luiz Gonzaga tornou-se referência para todas as gerações de cantores, compositores e sanfoneiros que vieram depois dele. Exemplo na vida e na arte.

Objetivo Geral:

Valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural nordestino e, assim, promover o conhecimento da vida e da obra de uma das figuras mais conhecidas e relevantes do país: Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.

Objetivos Específicos:

  • Conhecer a vida e a obra de Luiz Gonzaga no contexto da história da música popular brasileira.
  • Identificar os problemas sociais do Nordeste a partir da obra do compositor.
  • Conhecer e analisar as canções de Gonzaga e de outros compositores influenciados por ele.
  • Despertar a curiosidade e o prazer em conhecer as músicas do artista considerado Pernambucano do século XX.
  • Expressar, oralmente e com desenvoltura, a importância de Luiz Gonzaga para cultura nordestina.
  • Apreciar o ritmo e as músicas deixadas pelo artista para geração atual.
  • Trabalhar na linguagem corporal (movimento, ritmo, coordenação motora, etc.);
  • Oferecer momentos de lazer .
  • Apresentar a produção dos aluno.

Assuntos a serem abordados

  1. Cultura Nordestina.
  2. Biografia de Luiz Gonzaga.
  3. Costumes de antigamente ( roupas, transportes, objetos, preferências, etc.).
  4. Discografias: músicas compostas pelo rei do baião.
  5. Produção textual

Este evento será realizado no dia 15/06/2012

sexta-feira, 20 de abril de 2012

RECEITA DE SABÃO CASEIRO

Apresentamos para os interessados receita do sabão ecológico que será produzido na Feira do Verde em Brejo da Madre de Deus, pelos integrantes do Grêmio da Escola municipal São Domingos.

Aprender como fazer sabão utilizando apenas óleo de cozinha não é difícil.

Fazendo isto – produzindo e usando o sabão reciclado – você irá economizar dinheiro e proteger a natureza deste lixo que normalmente jogamos nela.
Bem, vamos as receitas de sabão artesanal, preste muita atenção, pois assim você aprenderá direitinho como fazer sabão em casa .

1* Receita de sabão com óleo de cozinha:
Não esqueça de filtrar o óleo de fritura, deixando sem resíduo algum (pode ser usado filtro de café, é demorado mas garante uma boa qualidade).Tudo deve ser feito em um recipiente de plástico e manipulado com objetos de plásticos.

Você vai precisar:
- 500ml de óleo
- 100g de soda cáustica
- 100ml de água
- 30ml de detergente

Obs. O detergente e adicionado apenas para produzir uma maior quantidade de espuma, o que de fato produz o sabão é a soda cáustica que deve ser diluida na mesma proporção em água ou seja, para cada quilo de soda cáustica um litro de água, e, o óleo juntamente com o desinfetante que vai dar um aroma mais agradável ao sabão. Portanto se não entrar detergente na fórmula haverá pouca diferença no resultado final.

Havendo a necessidade de se produzir uma quantidade maior da sabão é só aumentar os ingredientes na mesma proporção. 

terça-feira, 17 de abril de 2012

REUNIÃO DE PAIS E MESTRES REALIZADA NO DIA 30 DE MARÇO DE 2012
Entrega de certificados dos alunos que se destacaram nas Olimpiadas de Matemática do ano de 2011