segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Ex-aluno da Escola Mul. São Domingos recebe homenagem em Santa Cruz

O Professor da Universidade Estadual da Paraíba, Fernando Firmino, mais conhecido como Fernando Barata, será homenageado com a Medalha Padre Zuzinha na Câmara Municipal de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, nesta quinta-feira dia 29 de setembro de 2011, este prêmio reconhece personalidades que contribuíram para o engrandecimento da região pelo seu trabalho, a homenagem é uma indicação do Vereador santacruzense Afrânio Marques que é professor e líder do movimento estudantil. 



(veja carta de agradecimento do professor Fernado)


sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Release 1ª ATM Abertura de Temporada de Montanhismo em Pernambuco Brejo da Madre de Deus


Release 1ª ATM Abertura de Temporada de Montanhismo em Pernambuco

Brejo da Madre de Deus
A Associação Pernambucana de Escalada em Rocha ASPER em parceria com a Prefeitura Municipal de Brejo da Madre de Deus convida a todos para a 1ª Abertura de Temporada de Montanhismo de Pernambuco a acontecer neste sábado e domingo, dias 24 e 25 de Setembro em Brejo da Madre de Deus, no Sítio Arqueológico da Serra do Estrago e na Pedra da Bicuda. Venha participar!
Este evento tem a intenção de divulgar a prática da Escalada no município, chamando a atenção dos montanhistas sobre o início da época mais propícia para a prática das atividades de montanha na região.
Estarão reunidos em Brejo, os principais escaladores pernambucanos, assim como atletas de outros estados.
Os moradores da região estão convidados para conhecer mais sobre a prática de subir em pedras e sobre as medidas de segurança utilizadas.
Nos dias 24 e 25 os escaladores estarão distribuídos no Sítio Arqueológico da Serra do Estrago e Pedra da Bicuda. Venha Assistir!
Na noite do sábado, dia 24 serão apresentadas palestras sobre a história da escalada no Brasil e aqui no Brejo.
O evento terá outras atrações como Slackline (corda bamba), sorteios de brindes e principalmente Escalada em Rocha!

Fim de Semana de Escaladas em Brejo da Madre de Deus


Acontece neste final de semana, entre os dias 24 e 25 a I Abertura de Temporada de Montanhismo em Brejo da Madre de Deus. O evento promete repetir o enorme sucesso do ano passado quando o município sediou o IX Encontro de Escaladores do Nordeste.
Em 2010 Brejo da Madre de Deus promoveu o encontro de escaladores do Nordeste e deu show, não só pela sua beleza natural, opções de escalada variada, acesso fácil as vias e uma infra estrutura que agradou a todos os participantes e visitantes que prestigiaram o evento. Agora eles voltam ao município para matar as saudades e trazem novos admiradores e praticantes deste esporte para conhecer os encantos de Brejo da Madre de Deus, cidade cercada por montanhas num vale cheio de encantos.
São esperados mais de 100 participantes, número próximo ao de competidores do ano passado, que devem vir não de todos os estados do Nordeste, mas também do Rio de Janeiro, um dos maiores centros de montanhismo do país, de outros estados do Sul e Sudeste e também de outros países que já ouviram falar dos encantos de Brejo.
Definitivamente a escalada foi para o Brejo e gostou, teremos um final de semana de subir nas paredes de pedra.


PROGRAMAÇÃO 

SÁBADO (24 DE SETEMBRO)
Manhã – Inscrições + Credenciamento e Acomodação dos Participantes
Tarde – (14h/17h) – Escalada para Iniciantes
Local: Furnas
Slack Line
Noite – 20h Palestra: História da Escalada em Brejo – Heraldo Babau (PE)
21h Palestra: Evolução da Escalada no Brasil – Antônio Paulo (RJ)
22h Sorteio de Equipamentos!!
Local: Auditório da Prefeitura Municipal

DOMINGO (25 DE SETEMBRO)
Manhã – (9h/12h) – Escalada para Iniciantes
Local: Furnas
Tarde – Slack Line

TODOS OS DIAS
Toda Hora: Muita escaladaa!!!


Venha participar!

Conheça o esporte de aventura que mais cresce na região e aproveite as mais belas paisagens do Agreste!

Uma realização da ASPER
Apoio Prefeitura do Brejo da Madre de Deus, Cuidando de nossa gente com amor!

O sucesso deste evento depende de todos nós!

Obrigado pela atenção!
(Geovani Barbosa)

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Intercâmbio da Agroecológica - Cariri PB para Brejo M Deus PE




A Associação dos Produtores Orgânicos Terra Fértil de Brejo da Madre de Deus é referência dentro e fora do Estado de Pernambuco na produção orgânica (agroecológica). É assessorada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais, o IPA Instituto Agronômico de Pernambuco e a Secretaria da Agricultura.

Nos dias 13 e 14 de Setembro, a Associação Terra Fértil recebeu um Intercâmbio de 14 pessoas entre agricultores e técnicos, organizado pela Associação Menonita de Assistência Social AMAS-NE do Cariri Paraibano, parceiro do Projeto Dom Hélder Câmara PDHC (apoiado pelo MDA) a fim de conhecer a Produção de Hortaliças Agroecológicas desenvolvida pelos produtores da Terra Fértil. Ontem a noite a parte teórica foi realizada no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais pela técnica Beth, acompanhado pelos agricultores Maurício Batista (Amaro), Domingos Oliveira (Escorrego) e Cícero Alexandre (Jaracatiá / Xéu).

Hoje pela manhã os visitantes conheceram a produção de uma grande variedade de hortaliças e frutas: morango, chuchu, maracujá, alface, coentro, cebolinha, cebola, salsa, brócolis, espinafre, rúcula, quiabo, cenoura, beterraba, pimentão e tomate, praticada pelos produtores Maurício Batista e José de Assis Batista (do Sítio Amaro) e Domingos Oliveira (do Sítio Escorrego). A avaliação é que o Intercâmbio foi um sucesso, com muito troca de informações / experiências entre os participantes. Devido a qualidade das experiências desenvolvidas pelos produtores, a Associação Terra Fértil receberá um segundo intercâmbio com 28 participantes do Cariri Paraibano nos dias 27 e 28 de Setembro. Seguem anexadas 8 fotos do intercâmbio. A hospedagem foi realizada na Pousada Madre de Deus, com a alimentação sendo realizada no Restaurante Vista da Serra. O transporte de Toyota para o Sítio Amaro foi pelo Sr. Everaldo, Secretário de Política Agrícola do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brejo da Madre de Deus.


(Geovani Barbosa)