quinta-feira, 16 de junho de 2011

BREJO É HISTÓRIA

Senado Federal
Subsecretaria de Informações
Este texto não substitui o original publicado no Diário Oficial.

DECRETO N. 10.219 - DE 30 DE MARÇO DE 1889

Crêa um batalhão de infantaria do serviço activo e uma secção de batalhão do serviço da reserva de Guardas Nacionaes, na comarca do Brejo da Madre de Deus na Provincia de Pernambuco.

Attendendo ao que representou o Presidente da Provincia de Pernambuco, Hei por bem Decretar o seguinte:

Art. 1º São creados na comarca do Brejo da Madre de Deus, na Provincia de Pernambuco, mais um batalhão de infantaria do serviço activo com oito companhias e a designação de 74º, e uma secção de batalhão do serviço da reserva, com quatro companhias e a designação de 16ª e que serão organisados com os guardas nacionaes qualificados na freguezia de S. José da Madre de Deus.

Art. 2º Ficam revogadas as disposições em contrario.

O Dr. Francisco de Assis Rosa e Silva, do Meu Conselho, Ministro e Secretario de Estado dos Negocios da Justiça, assim o tenha entendido e faça executar. Palacio do Rio do Janeiro em 30 de Março de 1889, 68º da Independencia e do Imperio.

Com a rubrica de Sua Magestade o Imperador.

Francisco de Assis Rosa e Silva.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

FESTAS JUNINA


O mês de Junho é caracterizado por danças, comidas típicas, bandeirinhas, além das peculiaridades de cada região. É a festa junina, que se inicia no dia 12 de Junho, véspera do Dia de Santo Antônio e encerra no dia 29, dia de São Pedro. O ponto mais elevado da festa ocorre entre os dias 23 e 24, o Dia de São João. Durante os festejos acontecem as quadrilhas, os forrós, leilões, bingos e os casamentos caipiras.

As festas juninas são um agradecimento ao período de chuvas e colheita de milho e feijão, principais produtos da agricultura  de subsistência dos sertanejos nordestinos, aos artigos da culinária somam-se também o artesanato de couro advindo da pecuária, e, artesanato de palha oriundo das tradições indígenas, a estas tradições soma-se alguns elementos da cultura européia a exemplo das danças e músicas.

O São João como é conhecido o ciclo junino é um momento para os nordestinos apresentarem seus costumes suas crenças  e, sobretudo se socializarem através dessa festa que mantém a tradição através dos séculos, por isso, quadrilha e forró são foguedos que dão um brilho todo especial ao nordeste que vibra de alegria queimando as suas fogueiras e seus fogos de artifícios.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Prefeitura entrega kit merenda e biblioteca a todas as escolas do municipio


Prefeitura entrega amanhã Kit merenda e biblioteca a todas as escolas do municipio

Nesta quarta-feira, 08 de junho, a Prefeitura Municipal do Brejo da Madre de Deus fará festa para entregar o novo kit merenda das escolas do municipio. O kit é composto de talheres, copos e utensílios de cozinha para equipar todas as escolas.
“Estamos oferecendo a melhor alimentação escolar, com todos os nutrientes e vitaminas necessárias ao desenvolvimento de nossas crianças, com isso temos verificado o ganho de peso por parte deles, a melhoria do rendimento escolar e a queda no índice de evasão. Então agora vamos equipar as escolas com novos utensílios de cozinha, talheres e copos, para que a forma como é servida a alimentação seja de qualidade. Nossa preocupação é fazer o melhor e dar o conforto necessário a todos que frequentam nossas escolas”, disse o Prefito José Edson de Sousa.
Além do kit merenda, cada escola do muniipio está recebendo uma biblioteca em madeira contendo 100 livros com clássicos da literatura nacional e mundial, para incentivar a leitura nas escolas.
O evento de entrega do kit merenda e das bibliotecas está marcado para acontecer nesta quarta-feira, às 10 horas da manhã no Pátio de Eventos 8 de Março, que fica na Praça do Bom Conselho.