quarta-feira, 25 de maio de 2011

PROGRAMAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO BREJO DA MADRE DE DEUS


PROGRAMAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO BREJO DA MADRE DE DEUS
259 DE HISTÓRIA, TRADIÇÃO E CULTURA DE UM POVO

06h. Alvorada Festiva da Banda Musical Madre de Deus

08h. Hasteamento das Bandeiras Oficiais e execução do Hino Nacional na Prefeitura Municipal, ao som da Banda Musical Madre de Deus 
08h30. Hasteamento das Bandeiras Oficiais e execução do Hino Nacional na Câmara Municipal, ao som da Banda Musical Madre de Deus 

10h. Celebração Religiosa no Monumento do Cruzeiro São Felipe Nery, na comunidade do Madre de Deus, e apresentações culturais durante todo o dia

19h30. Celebração Eucarística em comemoração aos 259 anos de fundação do Brejo da Madre de Deus, na Igreja de Nossa Senhora do Bom Conselho

22h. Show em Praça Pública (Pátio de Eventos) com Trio Elétrico Xavante e o Forró dos Firmas
Geovani Barbosa

terça-feira, 17 de maio de 2011

Afiando a Língua

CUIDADO NA ESCRITA DAS PALAVRAS

Os problemas de grafia dos brasileiros são muito maiores do que as dúvidas porventura estimuladas pelo novo acordo ortográfico. Os tropeços de insegurança gráfica ( “mal/mau”, “mas/mais” “onde/aonde” etc.) são freqüentes na produção de textos.
As dicas que seguem visam aprimorar o domínio do idioma e melhorar a capacidade de comunicação de quem assim o desejar.

EMPREGO DE MAU E MAL

MAU ( contrário de bom)
MAL (contrário de bem)
Ex.: O mau aluno foi mal na prova.

EMPREGO DE MAS E MAIS

MAS ( igual a porém, entretanto)
Ex.: Ele leu, mas não entendeu. ( Ele leu, porém não entendeu)

MAIS ( contrário de menos – advérbio de intensidade)
Ex.: Ela errou mais. ( Eu errei menos)

MAIS ( contrário de menos – pronome indefinido)
Ex.: Quero mais sobremesa. ( Quero menos sobremesa)


EMPREGO DE ONDE E AONDE

ONDE: usado quando o verbo não indica movimento e não exige a preposição a (comprar em, ouvir em).
Ex.: Onde você comprou este livro?

AONDE: usado quando o verbo indica movimento e exige a preposição a ( ir aonde, chegar aonde, levar aonde)
Ex.: Aonde você vai?

Por: Marilice Lopes

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Conflitos da nossa escola

A Escola Municipal São Domingos, localizada no distrito de São Domingos, Brejo da Madre de Deus – PE, vem em público fazer algumas considerações a respeito de seus conflitos e sua relação com os estudantes, a comunidade e as outras instituições pública.

A Instituição da Lei 8.069/90 (Estatuto da Criança e do adolescente) estabelece uma série atribuições a Escola por ser o agente público que passa um longo período em contato com crianças e adolescente, por outro lado, a Escola não possui estrutura para dar conta da demanda a ela apresentada, por isso, instituições respeitadas como é a Polícia Militar é um parceiro importante nas atividades de prevenção dos conflitos escolares, exemplo disso, foi o trabalho desenvolvido nesta escola no turno noturno no ano de 2010.

As diversas atividades de conscientização promovidas em parceria com as polícias militar e civil, igrejas, conselho tutelar, ministério público e assistência social municipal, apresentaram um resultado surpreendente, é justo afirmar que esta escola no ano de 2010 registrou diversos conflitos a maioria deles ocorridos no turno noturno e quase sempre envolvendo meninas, alguns com emprego de violência os quais tiveram que ser representados ao ministério público para decisão judicial; já neste ano de 2011 até a presente data (16/05/2011), não registramos conflitos de natureza grave no turno noturno. Dentre os motivos que levaram a este resultado podemos citar as diversas palestras educativas com temas voltados para a questão em pauta, com destaque para a presença constante da Polícia Militar dentro e fora da escola, esta presença disciplinou o comportamento dos estudantes do turno noturno. Outro fator de extrema importância foram as orientações e palestra proferidas de forma extremamente didática pelo então Capitão Edivaldo da 3ª CIPM, a presença de um oficial da polícia como agente de prevenção surtiu um efeito muito positivo em uma comunidade que só conhecia a ação repressiva da Polícia. Os encaminhamentos dados aos conflitos apresentados a Polícia Civil na pessoa do Doutor Olegário, a presença do Conselho Tutelar e o acompanhamento do CREAS aqui em São Domingos também foram decisivos nesta mudança de comportamento.

Embora comemoremos uma vitória da evolução do comportamento e diminuição dos conflitos no turno da noite não podemos dizer o mesmo dos turnos matutino e vespertinos, alunos em sua maioria adolescentes entre 12 e 16 anos ainda são vítimas e autores de conflitos nesta escola dada as condições de vida precária na nossa comunidade, as novas estruturas familiares que estabeleceram valores éticos e morais de intolerância entre os nossos jovens, a ausência da Polícia como agente preventivo e a estrutura deficitária do próprio sistema educacional.

Na medida do possível a escola tem se esforçado para minimizar estas questões negativas, a exemplo da implantação de projetos de natureza dinâmica envolvendo seus alunos em atividades extraclasses como: criação do Grêmio Estudantil, implantação de uma sementeira para aulas de jardinagem, jogos escolares, peças teatral, participação em feiras de outras comunidades, eventos de comemoração de datas festivas e outros mais.

A ausência da Polícia Militar como parceira nas atividades de prevenção foi a maior perca que a escola teve este ano, a polícia só se fez presente em ações repressivas muito embora tenha sido convidada para atividades de prevenção, isto tira a credibilidade da instituição como agente educativo e deixa a escola vulnerável inclusive a ação de conflitos extenso que envolve a escola.

A grosso modo podemos justificar a necessidade da presença da polícia sempre que possível nesta escola pelos seguintes fatos:

· Em cada turno a escola tem uma média de 600 alunos com exceção do turno noturno totalizando 1531 estudantes.

· Nos horários de intervalo de recreio ( 10:00h e 15:30h), de saída da aula (11:50h., 17:20h. e 21:50h) aglomeram-se pessoas de aparência suspeita no portão da escola.

· A quadra da escola está constantemente ocupada por pessoas da comunidade que se negam a desocupá-la intimidando professores e alunos e os impedindo de exercerem suas atividades no horário de aula.

· A comunidade possui muitas famílias problemáticas o que acarreta um maior índice de conflitos.

· A presença da Polícia Militar previne e auxilia nos conflitos.

· A escola ainda está aberta a parceria.

· No período junino atiram-se bombas e outros fogos de artifícios de fora para dentro da escola a exemplo do que aconteceu nos dias 12 e 13 de maio de 2011 e, possivelmente se repetirá durante os festejos juninos.

· Ocasionalmente pedras grandes são atiradas sobre as telhas da escola, pessoas estranhas se infiltram entre os alunos e se adentram na escola na hora de entrada.

São Domingos Brejo da Madre de Deus – PE, 16 de maio de 2011.

A DIREÇÃO

FEIRA DO VERDE

sábado, 7 de maio de 2011

Feira do Verde

Feira do Verde chama atenção para o meio ambiente



O Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Brejo da Madre de Deus - CONDESB organiza a 11ª Feira do Verde que acontecerá entre os dias 12 e 14 deste mês na Avenida Cleto Campelo. Este ano, o evento traz Soltura de Fauna Apreendida pelo IBAMA, palestras, estandes de escolas do município, barracas de comidas típicas e a tradicional exposição de mudas.

Mais de 25 espécies: mudas frutíferas, arbóreas, forrageiras e ornamentais – principal tema da Festa - estarão expostas. Dentre os expositores estão sementeiras de Brejo da Madre de Deus, Caruaru, Orobó e Petrolina.

Para os alunos da cidade haverá palestras e atividades como apresentação de vídeos sobre preservação do meio ambiente, inclusive uma Gincana. Na sexta-feira a noite haverá desfile das garotas e dos garotos Natureza, além da apresentação de paródias. Escolas, entidades governamentais e não governamentais e comércio montará estandes, inclusive uma Casa de Mel móvel.

Para os professores haverá uma Oficina de Educação Ambiental ministrada pela Equipe do Laboratório de Políticas Públicas Municipais, Faculdade ASCES – Caruaru. O Grupo Escoteiro “Águia Dourada” está organizando o Curso 360⁰: Escotismo Tradicional como Ferramenta de Modificação Social, que será ministrado pelo Sr. Alan Almeida Campos que vem do capital federal, Brasília DF.

Diversão – Na 11ª Feira do Verde, também haverá uma Apresentação da tribo dos índios Fulnió – de Águas Belas, além de shows, na noite da sábado, com as Bandas os Clones do Forró e Noda de Caju.

A 11ª Feira do Verde de Brejo da Madre de Deus conta com a parceria da Prefeitura local, Ministério do Turismo, Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária; Banco do Nordeste; Banco do Brasil e SENAR.



Mais de 60 expositores já confirmaram presença.



Segue em anexo relação de expositores, convite oficial e programação.

RECEITA DE SABÃO CASEIRO

Apresentamos para os interessados receita do sabão ecológico que será produzido na Feira do Verde em Brejo da Madre de Deus, pelos integrantes do Grêmio da Escola municipal São Domingos.

Aprender como fazer sabão utilizando apenas óleo de cozinha não é difícil.

Fazendo isto – produzindo e usando o sabão reciclado – você irá economizar dinheiro e proteger a natureza deste lixo que normalmente jogamos nela.
Bem, vamos as receitas de sabão artesanal, preste muita atenção, pois assim você aprenderá direitinho como fazer sabão em casa .

1* Receita de sabão com óleo de cozinha:
Não esqueça de filtrar o óleo de fritura, deixando sem resíduo algum (pode ser usado filtro de café, é demorado mas garante uma boa qualidade).Tudo deve ser feito em um recipiente de plástico e manipulado com objetos de plásticos.

Você vai precisar:
- 500ml de óleo
- 100g de soda cáustica
- 100ml de água
- 30ml de detergente
- 50ml de álcool

http://www.blogodorium.net/receitas-de-como-fazer-sabao-com-oleo-de-cozinha-em-casa/

sexta-feira, 6 de maio de 2011

OFICINA DE SABÃO




O Senhor Jadiailsom (Pastoral da Criança) esteve presente na Escola Municipal São Domingos e na ocasião conduziu uma oficina em que os alunos aprenderam a fabricar sabão utilizando óleo de cozinha usado.
Os alunos aprenderam a importância de reutilizar o óleo que seria jogado no esgoto ou no lixo e produziram sabão que vai ser utilizado na cozinha da escola.
Com este ato a Escola pretende instituir uma atividade permanente de fabricação de sabão, por isso, convocamos toda a comunidade para guardar o óleo e trazer a escola, este material será de grande utilidade nas aulas de ciências.

OFICINA DA SEMENTEIRA

Começou hoje (06/05/2011), as oficinas capacitando alunos e professores para lidarem com a sementeira da escola, o professor Cristiano, coordenador do Plano Municipal de Arborização irá trabalhar 16 horas aulas com a turma que nesta sexta e segunda-feira estarão assistindo aulas práticas e teóricas.
Após a capacitação todos estarão aptos a conduzirem os trabalhos de uma horta e as aulas de ciências terão um sabor diferente, pratica de plantio e tratos culturais.

COMEMORAÇÃO DO DIA DAS MÃES






A Escola Municipal São Domingos comemorou o dia das mães nesta quita-feira 05 de maio de 2011, o evento começou as 17:00 horas com o "momento da rainha" onde alunos professores e profissionais da beleza escovaram e cortaram cabelo, fizeram maquilagem e pintaram as unhas das mães, enquanto as mães eram embelezadas um vídeo com mensagens dos alunos era exibido, posteriormente foi servido a janta ao som de uma boa música tocada por professores e alunos da escola e em seguida a professora Fátima Mestre proferiu uma palestra, logo após foram sorteados brindes entre as mães que se fizeram presente.
Em virtude das chuvas que cairam em nossa região nos últimos dias não foi possível acomodar todas as mães sentadas no pátio como de costume pois, o tempo estava fechada e a chuva poderia cair a qualquer momento, por isso a escola pede desculpa por este incômodo.

O destaque do dia foi um vídeo mensagem produzido pelo grêmio onde os alunos deixaram sua homenagem as mães, outro fator brilhante foi o espetáculo musical proporcionado também pelos alunos as suas mães.

A escola agradece a participação das mães que abrilhantaram nossa festa, agradece também aos professores e professoras que colaboraram, aos alunos e alunas e aos profissionais vindos da sede do Brejo, de Santa Cruz e de São Domingos que trabalharam voluntariamente proporcionando um momento muito especial para as mães.