quinta-feira, 28 de abril de 2011

quarta-feira, 27 de abril de 2011




Inter classe

Campeonato de Futsal

Data: 27/04/2011

O inter-classe da Escola Municipal São Domingos deu inicio na manhã desta quarta feira dia 27 de março de 2011. O jogo da categoria aberto a 8ªA x 8ªD que estava marcado para 6 Horas da manhã, foi adiado para outro dia por conta de alguns problemas.

Já a categoria Mirim houve dois jogos,

8:30H 6ª “A” 5x0 5ª “J” e

9:00H 7ª “B” 1x0 5ª “D”, com o publico da turma da manhã presente.

O destaque dos jogos foi o garotinho Lucas da 6ª “A”, que fez cinco gols em uma partida só, Grande artilheiro!

Edição: Rodrigo Costa



PESSOAL! DESCULPA PELA QUALIDADE DO VÍDEO, MAS... INFELIZMENTE ESSA É A QUALIDADE QUE NÓS TEMOS. PROMETO QUE ASSIM QUE ENCONTRAR UM MATERIAL COM UMA QUALIDADE MELHOR POSTAREMOS PRA VOCÊS.

DIARIO DE PERNAMBUCO
INTERIOR
História de um povo em busca de suas raízes
Descendentes dos primeiros holandeses, Gangarras do Bandeira driblam a miséria e o preconceito

André Duarte
Da equipe do DIARIO
Eles são loiros, têm olhos claros, pele alva e continuam vivendo em regime de reclusão involuntária em pleno Agreste. Numa pequena vila rodeada por casas de taipa, ruas de terra batida e total ausência de infra-estrutura, 340 pessoas tentam manter uma história registrada apenas pela tradição oral. Tratam-se dos Gangarras do Bandeira, remanescentes de uma comunidade encravada a seis quilômetros do município de Brejo da Madre de Deus.Pouco se sabe do passado, mas o preconceito dos moradores da cidade acabou batizando a todos. O termo gangarra surgiu de um periquito de cor amarelada e de canto estridente, numa referência à cor dos cabelos e ao sotaque frenético dos moradores do Sítio Bandeiras. Ninguém sabe ao certo como seus antepassados chegaram até lá, tampouco a origem de características físicas tão distintas do povo da região.
Casas de taipa denunciam a pobreza da comunidade localizada no município de Brejo da Madre de Deus.
Exceto pelo aspecto europeu e do passado misterioso, pouca coisa difere o cotidiano vivido por qualquer morador da zona rural. A agricultura familiar vem sendo a fonte de subsistência há séculos, acrescentada da pesca proporcionada pela grande bênção da população: a Barragem do Machado. No entanto, a falta de políticas públicas, aliada à consciência histórica abalada pela falta de vestígios concretos do passado, fez dos galegos do Bandeira um povo esquecido nas barbas de um grande pólo de desenvolvimento econômico, impulsionado pelas indústrias de confecção de Santa Cruz do Capibaribe e Toritama. Pobreza - Além de duas igrejas minúsculas, sendo uma católica e outra evangélica; uma pequena escola primária; uma mercearia e um bar improvisado; nada mais lembra a vila próspera de mercadores e agricultores que gerou algumas personalidades marcantes do início do século 20. Exceto por bicos conseguidos em cidades vizinhas, a sobrevivência dos gangarras depende de poucas cabeças de gado, que se alimentam da única cultura resistente ao verão: a palma.

Jovens ainda predominam entre as 340 pessoas que vivem na vila.
A pobreza acabou gerando o êxodo e, consequentemente, comprometendo a continuidade da tradição e da perpetuação da identidade local. "Sóficaram os que não puderam pagar aluguel em Santa Cruz do Capibaribe. Uns foram para São Paulo, mas não voltaram por falta de dinheiro mesmo. Minha sorte é que eu abri esse bar e tem uns aqui que bebem tanto que dá pra sobreviver", revela José Manoel da Silva, proprietário da único bar, que costuma concentrar diariamente dezenas de jovens desempregados da vila. Nascido e criado na comunidade, Cícero José da Silva, 65, lembra muito bem dos atritos entre os gangarras e os moradores de Santa Cruz do Capibaribe em função das brincadeiras com a cor da pele e dos cabelos. "Antigamente tinha muita briga com o povo da cidade por conta disso. Hoje em dia está mais calmo. Mas a pobreza sempre foi muito grande e acabou piorando com a seca. Hoje em dia eu me incomodo é com a situação da gente. O apelido eu até gosto".

Pobreza local gerou êxodo dos moradores, que acabaram migrando para cidades vizinhas ou para a região Sudeste
Falta de estudo aumenta estigma
A incerteza sobre os antepassados e inexistência de documentos que comprovem a origem da vila do Bandeira acabou proporcionando aos gangarras o estigma de povo sem passado. Entre as famílias, pouco se sabe sobre como foram parar no Agreste. O mistério sobre o legado histórico deu margem a correntes sobre a origem de característica tão pitoresca, mas em todas elas somente a hipótese da ascendência européia que levariam no sangue serve como tese de convergência. Exceto por iniciativas isoladas, pouco foi documentado sobre o assunto a ponto de revelar com segurança a herança genética dos galegos. A versão mais seguida pelos moradores aponta que a comunidade é fruto da rebeldia de um grupo de vinte holandeses, que se recusaram a deixar a então província de Pernambuco durante a expulsão holandesa, em 1654. A falta de dinheiro para viabilizar uma mudança para outra colônia e o desinteresse em voltar à terra natal teriam levado o grupo a fugir dos portugueses se embrenhando às margens do rio Capibaribe até encontrarem um esconderijo no Agreste. Os gangarras não sabem, mas seriam descendentes dos únicos holandeses que driblaram a Restauração Pernambucana. "Trata-se de uma minoria que não pôde voltar e que encontrou no local onde hoje está a vila um esconderijo seguro", aponta o pesquisador Ronaldo Nerys, defensor da tese holandesa. Diante da omissão do poder público no resgate da identidade dos gangarras, Nerys fundou, em parceria com outros estudiosos, o Instituto Pernambucano de História, Arte, Cultura e Cidadania, de onde já surgiram outras vertentes para a origem do povoado. A mais recente aponta que a razão dos traços arianos nada mais é do que uma influência genética de antepassados portugueses da região do Douro, onde a mistura com os espanhóis resultou num semblante parecido como os invasores dos Países Baixos.O passado religioso também é outra incógnita. Mesmo sob tradição católica, paira no ar uma aura judaica difícil de ser fundamentada. "Na região há uma mistura entre cultura judaica e tradiçãomoura. Talvez isso explique a vocação para o comércio", diz Nerys.
Suposta pedra guarda resposta
Uma pedra perdida nos arredores da zona rural de Brejo da Madre de Deus é encarada por pesquisadores como a chave para a comprovação da origem européia dos Gangarras do Bandeira. Os moradores mais velhos, a maioria já falecidos, costumavam contar aos filhos sobre a existência de uma rocha crivada por quatro moedas de bronze e com dizeres em uma língua desconhecida. O local ainda é incerto à nova geração, mas a tal peça está sendo procurada por pesquisadores, que vêem na grafia estrangeira marcada na pedra o sinal indiscutível da presença européia na região. "Os mais velhos relatavam que tinham umas inscrições em outra língua. Identificamos que pode ser uma grafia de origem flamenca, o que comprovaria essa linha de estudo sobre a origem holandesa. Já andei muito atrás dela, mas é preciso tempo e dinheiro para localizá-la", aposta Ronaldo Nerys, que busca apoio da Embaixada da Holanda para viabilizar as buscas. Em 2004, o documentário Gangarras do Bandeira, produzido pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj),proporcionou aos moradores o primeiro retrato da comunidade a partir da ótica da população. A diretora Cátia Oliveira, que conduziu as filmagens juntamente com Lulla Clemente, instituiu um prêmio ao morador que achar a peça. "Não tivemos tempo para procurar a pedra, mas a idéia é dar continuidade ao projeto".Os mais novos contam que a existência da rocha tomou ares de lenda antes do interesse dos pesquisadores. "Já me disseram que a pedra veio do Egito. Os moradores mais velhos contavam que a pedra ficava a uns seis quilômetros da vila, mas o pessoal daqui nunca se interessou. Não tenho idéia de onde minha família veio. Talvez agora possa dizer pro povo da cidade que sou um galego do estrangeiro", diverte-se José Severino da Silva.



terça-feira, 26 de abril de 2011

Voto de Aplauso

A Escola Municipal São Domingos, agradece a indicação do Deputado Estadual Edson Vieira, ao voto de aplausos pelas atividades desenvolvidas por esta unidade de ensino na comemoração da semana da água, é o reconhecimento do esforço praticado pelos professores, a participação direta dos alunos e atitude democrática da equipe gestora. Portanto, esta lisonja estende-se a toda comunidade que de uma forma direta ou indireta contribui para melhoria da qualidade de vida em nosso distrito.


A Assembléia Legislativa de Pernambuco da Voto de Aplauso a Escola Municipal São Domingos, devido a realização do projeto: "Vamos Resgatar o Nosso Capibaribe!", na Semana da Água.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

PAIXÃO EM SÃO DOMINGOS

PAIXÃO EM SÃO DOMINGOS


De PAIXÃO EM SÃO DOMINGOS





A ESCOLA MUNICIPAL SÃO DOMINGOS,DESENVOLVEU NOS DIAS 18/04 E 19/04 UM PROJETO CULTURAL COM O TEMA: O VERDADEIRO SENTIDO DA PÁSCOA, ONDE ACONTECEU PALESTRA ECUMÊNICA, SHOW DE LOUVOR ONDE O REPERTÓRIO RETRATAVA O AMOR PLENO EM CRISTO, E POR FIM LEVOU A COMUNIDADE A PRAÇA ACADEMIA DAS CIDADES, PARA ASSISTIR UMA ENCENAÇÃO TEATRAL "A VIA SACRA DE CRISTO". OS ALUNOS ORIENTADOS PELAS PROFESSORAS DA ESCOLA MUNICIPAL SÃO DOMINGOS MONIZE, LEE, ANA CRISTINA, APARECIDA FÉLIX, LORDES ARAGÃO, DOUGLAS, MARCOS, ZENAILSON E A PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES DA ESCOLA NO DIA DA APRESENTAÇÃO E A PARTE GESTORA, E A PRÓPRIA COMUNIDADE, COM GRANDE PARTICIPAÇÃO NOS APOIANDO COM MATERIAIS NECESSÁRIOS PARA QUE A ENCENAÇÃO FICASSE MAIS ORGANIZADA E ESTIVESSE COM UM BRILHANTISMO AINDA MAIOR. PASSARAM A SEMANA COM ENSAIOS PERIÓDICOS E O RESULTADO FOI UMA AULA DE HISTÓRIA ANTIGA DO PERÍODO DO IMPÉRIO ROMANO E A MENSAGEM DO VERDADEIRO SENTIDO DA PÁSCOA.

O EVENTO MARCA UM PERÍODO HISTÓRICO EM QUE O BREJO DA MADRE DE DEUS, CONHECIDO COMO A TERRA DA PAIXÃO TRAZ ATÉ O DISTRITO DE SÃO DOMINGOS QUE TEM UMA CARACTERÍSTICA MAIS VOLTADA A INDÚSTRIA DE CONFECÇÃO SUA EXPERIÊNCIA DE ARTES CÊNICAS, ATRAVÉS DOS SEUS CONTERRÂNEOS (PROFESSORES).COM O INTUITO DE PASSAR A MENSAGEM DE AMOR E QUE APESAR DE TODAS AS DIFICULDADES QUE ENFRENTAMOS NO NOSSO DIA-A-DIA PODEMOS PROPORCIONAR ALGUNS MINUTOS DE ALEGRIA PARA AQUELAS PESSOAS QUE ALI ENCONTRAVAM-SE NO INTUITO OU DE APOIAR A HISTÓRIA CONTADA NA ENCENAÇÃO E REFLETIR SOBRE OS ACONTECIMENTO ASSIM RELATADO NA MESMA, CURIOSIDADE OU ATÉ MESMO PARA OBSERVAR O TRABALHO DESENVOLVIDO POR AQUELES EDUCANDOS(AS) QUE ALI FAZIAM PARTE DAQUELA ENCENAÇÃO.


quarta-feira, 20 de abril de 2011

GREMIO ESTUDANTIL MARCA PRESENÇA NA PAIXAO DE CRISTO

O Grêmio estudantil Força da Nova Geração esteve presente nas comemorações da Semana Santa em Fazenda Nova, Brejo da Madre de Deus - PE, o dirigente Deoclécio encontrou com o prefeito Dr. Edson Souza.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

SERRA DO ALTO SEM A CAATINGA


É um tanto contraditório a Escola Municipal São Domingos fazer um trabalho intensivo sobre o valor da preservação do meio ambiente, lutar entre diversos órgãos para elaboração de atividades sobre o tema,  e ao mesmo tempo empresários bem intencionados, sem a devida formação traçarem planos para os seus projetos individuais, colocando em risco toda uma comunidade.
Falo a respeito do desmatamento da Serra do Alto no distrito de São Domingos, Brejo da Madre de Deus - PE, aparentemente para implantação de um loteamento urbano. A serra do Alto é um dos morros mais altos da região e foi palco da queda de TROMBAS D'ÁGUA na década de 70, um morro de cimo muito agudo em que as águas da chuva descem com uma velocidade considerável e com a presença da mata (CAATINGA) havia uma certa contenção do solo que agora exposto e sem raízes,  com as chuvas provavelmente descerá morro abaixo em processo de erosão depositando-se em forma de areia nos riachos e ruas do distrito de São Domingos.
Dada a inclinação do morro não é preciso ser um técnico pra deduzir que toda aquela terra no futuro soterrará a parte baixa do distrito onde hoje ja se encontram centenas de edificações.
Este alerta se dá para que haja um acompanhamento sobre as "grandes obras estruturadoras" que são necessárias ao desenvolvimento do distrito porém, alguns critérios técnicos precisam ser respeitados para que a população não sofra transtornos no futuro.

O Grêmio Estudantil Força da Nova Geração visitou de perto o empreendimento e comunicou ao Conselho Municipal de Meio Ambiente do Brejo da Madre de Deus - PE. 





Ouvidoria Ambiental CPRH

Através disso, o Conselho de Defesa do Meio Ambiente de Brejo da Madre de Deus CONDEMA, está encaminhando uma denúncia sobre Desmatamento na Serra do Alto – Distrito de São Domingos – Brejo da Madre de Deus (próxima a cidade de Santa Cruz do Capibaribe). O objetivo seria a instalação de um Loteamento Urbano.

A decisão de informar a CPRH foi decisão tomada na reunião do CONDEMA, realizada no dia 14 de Abril de 2011.

Seguem anexados: fotografias tirada por alunos da Escola Municipal de São Domingos; mapa (em Trackmaker GTM) e digitalizado, Coordenadas Geográficas, registrados pelo Sr. Arnaldo Vitorino, com GPS V (Garmin), foto anexado. A área mede cerca de 90 hectares (90.000 m2) ou seja 500 m x 1.800 m.

Conforme a Assessoria Jurídica da Prefeitura do Brejo da Madre de Deus não há Licença para implantar um Loteamento Urbano.

Aguardamos um retorno,

Atenciosamente

Elizabeth Szilassy
Presidente
Conselho de Defesa do Meio Ambiente CONDEMA
Brejo da Madre de Deus




Coordenadas da Área Desmatada da Serra do Alto – Distrito São Domingos - Município do Brejo da Madre de Deus

Data: 17 de Abril de 2011.            Responsável: Arnaldo Vitorino
Baixado do aparelho de GPS, Garmin GPS V
Ordem
Altitude (Metros)
Latitude (S Sul)
Longitude (W Oeste)
Data e Hora
010
498,806
-07 59' 18,26465''
-36 12' 45,50170''
17/abr/2011 09:27:18
011
563,214
-07 59' 19,97887''
-36 12' 51,06171''
17/abr/2011 09:33:17
012 (arvore)
568,501
-07 59' 22,20188''
-36 12' 55,26398''
17/abr/2011 09:34:42
013
570,904
-07 59' 25,35873''
-36 12' 51,47369''
17/abr/2011 09:35:41
014
571,385
-07 59' 25,26824''
-36 13' 04,35404''
17/abr/2011 09:53:08
015
558,167
-07 59' 22,68406''
-36 13' 04,33896''
17/abr/2011 09:57:42
016
482,223
-07 58' 58,82160''
-36 13' 06,97815''
17/abr/2011 10:07:13
017
477,657
-07 58' 42,20691''
-36 13' 12,31145''
17/abr/2011 10:07:41
Estrada




018
469,726
-07 58' 32,73766''
-36 12' 50,70465''
17/abr/2011 10:11:30
019
465,641
-07 58' 51,12602''
-36 12' 48,41125''
17/abr/2011 10:11:58

sábado, 16 de abril de 2011

SEMANA SANTA EM BREJO DA MADRE DE DEUS


Pelo terceiro ano consecutivo, a Prefeitura de Brejo da Madre de Deus realiza na Semana Santa, a Arena da Paixão. Um espaço de 50 mil metros quadrados em frente ao Teatro de Nova Jerusalém que abrigará de 15 a 23 de abril a Arena da Paixão onde teremos uma feira de artesanato da região, gastronomia, exposição, parque infantil. São mais de 100 expositores que trazem o que tem de melhor de sua região para apresentar aos turistas do Brasil e do mundo que visitarão Brejo da Madre de Deus a partir desta semana.

“Esta ação valoriza ainda mais o evento porque servirá como mais um atrativo para o público visitante. Além de se alimentar e aproveitar o momento para fazer compras, os turistas também assistirão aos shows, com a participação de artistas conhecidos”, diz Robinson Pacheco que esteve a frente do empreendimento em 2009 como Secretário de Turismo de Brejo da Madre de Deus.

A Arena funcionará das 8h às 23h
Além de exposições, a Arena da Paixão conta com shows de artistas regionais de graça (ver quadro abaixo) que farão da estadia dos turistas que vierem a Brejo da Madre de Deus um grande espetáculo. A expectativa da Prefeitura é de que cerca de 400 mil pessoas (entre os que venham assistir ao espetáculo e pessoas das cidades circunvizinhas) freqüentem a feira que praticamente dobrou seu número de expositores em relação ao primeiro ano, já devido ao grande sucesso da primeira edição. Nos dois primeiros anos nomes como Elba Ramalho, Dominguinhos, Petrucio Amorim, Amazan, Santana, o Cantador, Geraldinho Lins, Mastruz com Leite, entre outros, abrilhantaram a Semana Santa em Brejo da Madre de Deus.            
A Arena da Paixão dispõe de toda a infraestrutura necessária para atender o turista e facilitar sua estadia no município, além de informar ao turista os atrativos do Município de Brejo da Madre de Deus, que vão muito além da cidade teatro de Nova Jerusalém. Casario antigo, mata Atlântica, relevo propicio aos esportes e turismo de aventura, museu e sitio arqueológico são alguns destes atrativos do municipio. Um lugar que vale a pena conhecer.

·       ATRAÇÕES: 16/04/2010 À 23/04/2011

Na Arena da Paixão
DATA DO SHOW
ATRAÇÃO
16/04/2011
Jucelio Vilela
17/04/2011
Savinho
20/04/2011
Caru Forró
21/04/2011
Banda Balanço
22/04/2011
Banda Pressão Alta

NA VILA
16/04/2011
Banda Calypso
20/04/2011
Forró dos Firmas
21/04/2011
Amigos Sertanejos
22/04/2011
Elba Ramalho e  André Rios
23/04/2011
Geraldinho Lins

Obs.:
Palco da Arena da Paixão, com os shows começando às 21:30 e terminado às 23 horas

Palco da Vila da Paixão, com os shows começando às 23:30

quinta-feira, 7 de abril de 2011

CURIOSIDADE


INTRIGANTE DE FATO!

É um mistério; ou não!
Este ano vamos experimentar quatro datas incomuns ....
1/1/11, 1/11/11, 11/1/11, 11/11/11 e Tem mais!!!
Pegue os últimos 2 dígitos do ano em que você nasceu mais a
idade que você vai ter este ano e a sua soma será igual a
111 para todos!
Por exemplo: o Johnatan nasceu em 1981 e vai fazer 30 anos. Portanto:     81 + 30 = 111
ALGUEM EXPLICA O QUE É ISSO ????
É o Ano do dinheiro!!!
Este ano outubro terá 5 domingos, 5 segunda feira e 5 sábados.
Isto acontece uma vez a cada 823 anos.
Estes anos são conhecidos como  'moneybags'. .

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Bom Professor!




Com a chegada do terceiro milênio, práticas educativas mais firmes, autoritárias e duras foram deixadas para trás, levando para a sala de aula liberdade de expressão, de pensamento e abrindo espaços para o diálogo, tanto entre alunos como entre alunos e professores.
O conhecimento não é mais tido como algo pronto e acabado, dentro de um determinado conteúdo, nem tampouco imposto pelo professor e tendo que ser engolido pelos alunos. Pelo contrário, conhecimento hoje é a troca de informações, pois, no âmbito escolar, aprender é compartilhar os saberes que cada sujeito carrega consigo, das experiências anteriormente vividas.
Além disso, o professor deve ser aquele que estimula a curiosidade, é questionador – não para humilhar o aluno e mostrar que ele é o detentor do saber, mas para dar condições de o aluno refletir sobre os temas abordados na sala de aula, levando-o às suas próprias descobertas.
Alguns aspectos devem ser considerados para se avaliar o desempenho do professor e se sua prática cotidiana tem plantado sementes para que seus alunos colham bons frutos mais tarde.
A princípio, ajudar na construção de uma escola aberta, democrática, pautada em uma gestão transparente, que vise atender aos interesses da comunidade em que atende. Com isso, os estudantes percebem que a direção da escola é aberta, comunicativa, que confia nos profissionais e nos alunos, aprendendo que existem competências próprias de cada profissão, o que garante a segurança futura.
O bom professor deve incentivar uma relação aberta entre escola e família, pois a criança e o adolescente precisam desse contato para se sentirem valorizados, além de perceberem que o processo educativo não é feito de qualquer jeito, mas com contribuições dos dois lados.
Tomar conhecimento do Projeto Político Pedagógico da escola é outra forma de contribuir para a educação de qualidade. Se a escola ainda não compartilhou o PPP, o professor deve solicitar à direção, pois seu trabalho deve seguir o disposto na lei que rege a instituição. É importante abrir espaços para discutir o respectivo projeto, a fim de identificar possíveis erros ou não, mas visando melhor qualificação profissional.
Muito se vê falar em exercício da cidadania, pouco se faz para garantir que as próprias crianças sejam, desde já, cidadãs comprometidas com a formação de um mundo mais justo e melhor.
Nas práticas de sala de aula, o bom professor deve estimular os alunos a exercitarem a cidadania, levando-os a agir de forma correta, pensando nas consequências de seus atos, sendo responsáveis com a vida no planeta, com a preservação do meio ambiente, com a educação e o respeito na vida cotidiana, valorizando a pluralidade cultural, tendo controle sobre sua liberdade, preocupando-se com o bem-estar do outro e do meio político e social em que vive.
Quando se trabalha exercitando a cidadania, promove-se valores que ajudam o educando a seaprimorar enquanto pessoa. Com isso, desmistificar que a educação serve para classificar, e sim para formar um sujeito que identifique que as relações do mundo são pautadas em sentimentos, sejam eles bons ou ruins; em dúvidas ou certezas, em inquietações próprias do ser humano que devem ser valorizadas.
Dentro disso, podemos destacar valores humanos que devem ser estimulados no contexto escolar, como a tolerância, a solidariedade, o respeito às diversidades, sejam elas culturais, pessoais ou sociais.
O bom professor é aquele que não se preocupa em ser conteudista, mas que promove a circulação do conhecimento, que aguça a curiosidade, que proporciona a reflexão, abrindo espaço para o diálogo saudável, para a troca de informações, propondo que cada sujeito envolvido no processo deixe sua opinião – as informações que já tem sobre algum assunto. E deve permitir que o lúdico faça parte das atividades rotineiras da sala de aula, pois aprende-se muito mais através da brincadeira, da diversão e do prazer.
Com isso, permite-se que os alunos cresçam enquanto pessoas e enquanto profissionais. Que sintam as necessidades do mundo, de que somos responsáveis para que tudo corra bem, para que as coisas aconteçam de forma organizada e planejada, visando o crescimento social do país.
Dessa forma, ensina-se que a educação e a formação estão voltadas para o lado profissional sim, mas também para o lado social, humanista, e que no exercício da profissão, os professores terão que ser responsáveis para progredir no mundo do trabalho.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola